Ciências Econômicas de Campos

Monografias

Ao final do curso de Ciências Econômicas o aluno deve apresentar uma monografia, conforme Regimento de Monografia do Curso de Ciências Econômicas de Campos disponível aqui . Uma monografia é uma “[d]issertação ou estudo minucioso que se propõe esgotar determinado tema relativamente restrito” (Aurélio, 2004) . O trabalho de conclusão de curso tem como objetivo demonstrar o conhecimento acumulado pelo aluno ao longo do curso comunicando os resultados de uma pesquisa para então, após aprovação pela banca composta de 3 professores, o aluno possa obter o título de Bacharel em Ciências Econômicas.

Normas de monografias

Algumas orientações quanto às normas para a confecção de monografias segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) podem ser obtidas na décima edição do manual “Apresentação de trabalhos monográficos de conclusão de curso” da editora Eduff:

Os alunos inscritos na disciplina de monografia I e monografia II devem seguir o conforme Regimento de Monografia do Curso de Ciências Econômicas de Campos, bem como as normas quanto ao projeto e à monografia no referido regimento disponível aqui

É importante também que seja observado a forma correta de utilização de conteúdo de outros textos, citando corretamente os autores a fim de evitar o plágio. Acesse a cartilha da UFF sobre plágio ao lado. Segundo essa, “O plágio acadêmico se configura quando um aluno retira, seja de livros ou da Internet, ideias, conceitos ou frases de outro autor (que as formulou e as publicou), sem lhe dar o devido crédito, sem citá-lo como fonte de pesquisa.”

Acesso às monografias do curso

A listagem das monografias do curso de Ciências Econômicas de Campos podem ser acessadas aqui.

As monografias disponibilizadas neste site estão sendo transferidas para o Repositório Institucional da UFF. Para maiores informações de como encontrar as monografias do curso clique aqui.

Coordenador de Monografias: Prof. Dr. Rodrigo Delpupo Monfardini

Calendário de monografias – 2017.1

Fique atento aos prazos para a entrega do projeto de monografia (Mono 1) e para a entrega da monografia (Mono 2). Para o 2º semestre de 2017 o calendário é:

MONO I
08/12/2017: data limite para a entrega, pelo aluno, de uma via do projeto impresso na secretaria da coordenação, além de uma via em formato digital, que deve seguir para o e-mail: <rodrigodelpupo@gmail.com>.
Obs.: o aluno deve preencher formulário indicando o nome de dois professores para avaliar o trabalho
MONO II
08/12/2017: data limite para definição dos professores que comporão a banca de monografia
Obs.: o aluno deve preencher formulário com os nomes do orientador e do co-orientador, se houver, e de mais dois professores para a banca, além de mais dois suplentes
08/12/2017: data limite para a entrega, pelo aluno, de uma cópia da monografia para cada professor da banca
20/12/2017: data limite para a realização das bancas de monografia
17/02/2017: data limite para os alunos entregarem a versão final com as correções requisitadas pela banca, em versão digital para o e-mail: rodrigodelpupo@gmail.com

Prêmios

As melhores monografias podem concorrer ao Prêmio de Monografias Centro Celso Furtado – BNBPrêmio de Monografia Economista Celso Furtado (CORECON-RJ) e também ao Prêmio Brasil de Economia.

Prêmio de Monografia Economista Celso Furtado

Para o Prêmio de Monografia Economista Celso Furtado é feita uma pré-seleção interna no Departamento dentre aquelas monografias que obtiveram pontuação maior ou igual a 9 (nove), uma vez que podem ser indicadas 3 (três) monografias para concorrer ao prêmio.

As monografias que concorrerem nessa premiação são avaliadas segundo os critérios:

1. Identificação e delimitação do tema (apresentação clara do objeto de estudo com adequada delimitação da situação problema);
2. Precisão, profundidade e clareza da análise (evitando-se digressões e tautologias).
3. Estruturação (ordem, composição e sequência lógica).
4. Coerência das conclusões sobre os problemas levantados e da análise desenvolvida no decorrer da monografia;
5. Revisão Bibliográfica e fundamentação teórica;
6. Adequação às normas da ABNT para elaboração de texto, correção da terminologia e escrita;
7. Importância do tema e relevância do estudo proposto.

Maiores informações sobre o Prêmio Monografia Economista Celso Furtado -2017 consulte o regulamento aqui

 

Copyright ©2016 - STI - Todos os direitos reservados