Ciências Econômicas de Campos

Monografias

Ao final do curso de Ciências Econômicas o aluno deve apresentar uma monografia, conforme Regimento de Monografia do Curso de Ciências Econômicas de Campos disponível aqui . Uma monografia é uma “[d]issertação ou estudo minucioso que se propõe esgotar determinado tema relativamente restrito” (Aurélio, 2004) . O trabalho de conclusão de curso tem como objetivo demonstrar o conhecimento acumulado pelo aluno ao longo do curso comunicando os resultados de uma pesquisa para então, após aprovação pela banca composta de 3 professores, o aluno possa obter o título de Bacharel em Ciências Econômicas.

Normas de monografias

Algumas orientações quanto às normas para a confecção de monografias segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) podem ser obtidas na décima edição do manual “Apresentação de trabalhos monográficos de conclusão de curso” da editora Eduff. Se tiver dúvidas de como fazer as referências, você pode utilizar o site https://zbib.org/ ( selecione  em “Bibliography”, “Associação Brasileira de Normas Técnicas”) ou MORE para gerar as referências no padrão ABNT. Você também pode acessar o material do minicurso das normas ABNT aqui e do minicurso sobre Gerencialmente eletrônico de referências aqui

Os alunos inscritos na disciplina de monografia I e monografia II devem seguir o conforme Regimento de Monografia do Curso de Ciências Econômicas de Campos, bem como as normas quanto ao projeto e à monografia no referido regimento disponível aqui.

A monografia final deve ter a seguinte estrutura:

  • Capa;
  • Elementos pré-textuais: folha de rosto (obrigatório); ficha catalográfica (obrigatório); errata (opcional); folha de aprovação (obrigatório); dedicatória (opcional); agradecimentos (opcional); epígrafe (opcional); resumo em língua portuguesa (obrigatório); resumo em língua estrangeira (obrigatório); lista de ilustrações (opcional); lista de tabelas (opcional); lista de abreviaturas e siglas (opcional); lista de símbolos (opcional); sumário (obrigatório);
  • Elementos textuais: introdução; desenvolvimento; e conclusão
  • Elementos pós-textuais: referências (obrigatório); glossário (opcional); apêndice (opcional); anexo (opcional); índice (opcional)

Para auxiliar na revisão do seu abstract (resumo em inglês) você pode utilizar o software Trinka, um programa gratuíto (on line) focado na correção de textos científicos em língua inglesa. Após confeccionar seu abstract e fazer seu cadastro basta copiar e colar o texto e avaliar as correções propostas pelo software. 

Baixe os templates aprovados pelo Departamento de Ciências Econômicas para a sua monografia. Inclui capa, folha de rosto, sumário, folha de assinaturas, dicas para organização das seções, entre outros.

form2

Template: monografia convencional

form2

Template: monografia em capítulos

A Ficha Catalográfica é exigida no trabalho final de conclusão de curso.  A partir do dia 01/03/2018, as fichas catalográficas dos trabalhos de final de curso de graduação serão geradas automaticamente.  Para tal deve se preenchido o formulário disponível aqui. Orientações para o preenchimento do formulário estão disponíveis aqui, se a dúvida persistir procure a equipe da BUCG. 

A versão final da monografia aprovada pela banca, acompanhada da respectiva ficha catalográfica, deve ser enviada para a coordenação do curso de Ciências Econômicas (Campos) em formato digital para que a seja feito o depósito do TCC no Repositório Institucional da UFF – RIUFF, conforme estabelecido pela Norma de Serviço nº. 655 de 03 de janeiro de 2017. O Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RiUFF), gerenciado pela Superintendência de Documentação/UFF, ocupou a 10ª posição no Ranking de Repositórios Universidades Brasil e a 17º lugar no Ranking América Latina em 2018.

É importante também que seja observado a forma correta de utilização de conteúdo de outros textos, citando corretamente os autores a fim de evitar o plágio. Acesse a cartilha da UFF sobre plágio ao lado. Segundo essa, “O plágio acadêmico se configura quando um aluno retira, seja de livros ou da Internet, ideias, conceitos ou frases de outro autor (que as formulou e as publicou), sem lhe dar o devido crédito, sem citá-lo como fonte de pesquisa.”  Acesse também as 21 diretrizes do CNPq de boa conduta científica aqui e o Projeto Propetips da Unesp aqui .

Acesso às monografias do curso

As monografias do curso de Ciências Econômicas de Campos podem ser acessadas no Repositório Institucional da UFF (RIUFF) As monografias organizadas por ano podem ser acessadas, também, na pasta virtual do Google Drive aqui.

Para maiores informações de como encontrar as monografias do curso clique aqui.

Coordenador de Monografias: Prof. Dr. Breno Augusto da Silva e Silva

Calendário de monografias

Fique atento aos prazos para a entrega do projeto de monografia (Mono 1) e para a entrega da monografia (Mono 2) definidos no calendário:

Calendário de monografia
Monografia I
23/04/2021Data limite para entrega, pelo aluno, de uma via do projeto em formato digital para a secretaria da coordenação e para o coordenador de monografia via e-mails sa.gce.esr@id.uff.br e brenosilva@id.uff.br. Observação: O aluno deve indicar no e-mail à coordenação o professor que irá avaliar o trabalho.
Monografia II
23/04/2021Data limite para a definição dos professores que irão compor a banca de monografia.
Data limite para entrega, pelo aluno, de uma via da monografia em formato digital para a coordenação e para o coordenador de monografia via e-mails gce.esr@id.uff.br e brenosilva@id.uff.br.
Observação: o aluno deve preencher formulário com os nomes do orientador e do co-orientador (quando houver) e de mais dois professores para a banca, além de dois suplentes.
23/04/2021Data limite para a entrega, pelo aluno, de uma cópia da monografia para cada professor da banca, nas versões impressa ou digital conforme combinado com a banca. Será de responsabilidade do professor orientador o agendamento da banca em formato virtual, envio das informações quanto à defesa para a coordenação via e-mail gce.esr@id.uff.br (link, data e do horário e composição da banca e título da monografia), elaboração da ata de defesa e envio desta assinada para a secretaria da coordenação do curso sa.gce.esr@id.uff.br. A divulgação da banca nas redes sociais e no site do curso será de responsabilidade da Coordenação de curso.
10/05/2021Data limite para a realização das bancas de monografia.
10/07/2021Data limite para os alunos entregarem a versão final com as correções requisitadas pela banca, em versão digital para os seguintes e- mails: brenosilva@id.uff.br e gce.esr@id.uff.br. Essa versão será enviada para o repositório institucional RIUFF

Prêmio de Monografia Economista Celso Furtado

Para o Prêmio de Monografia Economista Celso Furtado é feita uma pré-seleção interna no Curso de Ciências Econômicas (Campos) dentre aquelas monografias que obtiveram pontuação maior ou igual a 9 (nove). A comissão interna formada para esse fim deve selecionar e indicar 3 (três) monografias para concorrer ao prêmio, conforme regulamento do Prêmio.

As monografias que concorrerem nessa premiação são avaliadas segundo os critérios:

1. Identificação e delimitação do tema (apresentação clara do objeto de estudo com adequada delimitação da situação problema);
2. Precisão, profundidade e clareza da análise (evitando-se digressões e tautologias).
3. Estruturação (ordem, composição e sequência lógica).
4. Coerência das conclusões sobre os problemas levantados e da análise desenvolvida no decorrer da monografia;
5. Revisão Bibliográfica e fundamentação teórica;
6. Adequação às normas da ABNT para elaboração de texto, correção da terminologia e escrita;
7. Importância do tema e relevância do estudo proposto.

Alunos premiados no Prêmio de Monografia Economista Celso Furtado

AnoClassificaçãoAlunoTítulo da monografiaOrientador
2018Ozias Santos da Conceição Oliveira
Teoria Marxista do valor e mercado mundial: uma contribuição aos estudos sobre os mecanismos de funcionamento do capitalismo global.
Leonardo Magalhães Leite
2018Livia Mara Mattos Pinto SalgadoDeterminantes da criminalidade: uma análise sobre as regiões norte e noroeste fluminense e baixadas litorâneas.Roni Barbosa Moreira
2018Dayane Ferreira Quintanilha
O regime geral da previdência social no Brasil-uma análise empírica do período de 2002 a 2014.
Graciela Aparecida Profeta e
Simone Manhães Arêas Mérida
20154º (Menção Honrosa)Kamila Campos CabralAgrupamento e hierarquização dos municípios do estado do Rio de Janeiro: uma análise de cluster e de turnover
2014Vinícius Toledo ManhãesEvolução da densidade industrial dos estados do Sudeste Brasileiro: Pode-se falar em desindustrialização?Roberto Cezar Rosendo Saraiva da Silva

 A listagem completa dos premiados desde 2015 pode ser acessada no site do CORECON-RJ aqui

Outras premiações

AnoPrêmioColocaçãoAlunoTítulo da monografiaOrientador
2015XXI Prêmio Brasil de EconomiaVinícius Toledo ManhãesEvolução da densidade industrial dos estados do Sudeste Brasileiro: Pode-se falar em desindustrialização?Roberto Cezar Rosendo Saraiva da Silva
2020Concurso de Resenhas Cofecon/ANGELuana Gonçalves Varela dos Santos-Maracajaro Mansor Silveira

Copyright 2021 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »