Ciências Econômicas de Campos

Disciplinas optativas 2023

Disciplinas optativas do curso de Ciências Econômicas de Campos ofertadas pelo Departamento de Ciências Econômicas. Para a listagem completa das disciplinas optativas do curso podem ser acessadas na matriz curricular do curso.

Atenção, essas são apenas algumas disciplinas optativas do curso, que a coordenação foi informada que serão oferecidas. A lista completa das disciplinas optativas pode ser acessada em:

Download Matriz curricular do curso de Ciências Econômicas, disciplinas optativas (atualizado em janeiro de 2023)

Se deseja cursar uma disciplina que não está disponível nas listagens acima, consulte a coordenação!

Para checar se a disciplina está sendo ofertada no semestre 2023/1 basta acessar o quadro de horários, disponível em https://app.uff.br/graduacao/quadrodehorarios/ Atenção: use o filtro “Com vagas para o Curso” e selecione Economia. Essa opção irá exibir todas as disciplinas que têm vagas para o curso (Optativas, Eletivas e Obrigatórias).

Pode ocorrer que uma disciplina seja oferecida esse semestre e não aparece para você. Nesse caso cheque no link acima se você tem o pré-requisito da disciplina.

Agricultura familiar e novas ruralidades

Professora: Vanessa Lopes Teixeira

Pré-requisitos: sem requisitos

Ementa: Raízes do campesinato brasileiro, formas de organização da produção, agricultura familiar e agroindústrialização da agricultura. Questão agrária, desenvolvimento rural e políticas públicas; Conflitos pela posse da terra, reforma agrária e políticas de assentamentos; Relação cidade- campo e as novas ruralidades; Pluriatividade e multifuncionalidade. Estrangeirização das terras e expansão do agronegócio.

Economia Política das Relações Internacionais

Professor: Roberto Cezar Rosendo Saraiva da Silva

Pré-requisitos: PEC II e Desenvolvimento Econômico I

Ementa: Perspectiva histórica de desenvolvimento do Sistema-Mundo: formação dos Estados Nacionais. Divisão Internacional do Trabalho, eurocentrismo e relações centro-periferia. Hegemonia Inglesa e formação do sistema financeiro internacional (padrão ouro/libra). Competição interestatal e a Primeira Guerra Mundial. A Segunda. Guerra Mundial e a importância do planejamento econômico, do desenvolvimento produtivo e tecnológico no esforço de guerra. Os novos contornos do sistema mundial: hegemonia norte-americana e guerra fria, padrões monetários ouro/dólar e dólar/dólar. Teorias das relações internacionais, geoeconomia e geopolítica. Estados-nação, regiões e desenvolvimento na contemporaneidade: Globalização, neoliberalismo e multipolaridade. A inserção econômica, política e militar do Brasil na recente configuração do sistema mundial.

Gestão de Operações e Logística (GOL)

Professor: Cristiano Marins

Pré-requisitos: sem requisitos

Ementa: Conceitos e funções típicas de Administração da Produção de Bens e de Serviços. Estratégia de produção. Projeto de produtos, serviços e processos, Arranjos Produtivos, Decisões de integração vertical, localização, capacidade, arranjo físico e tecnologias. Planejamento e controle da produção: planejamento e controle de estoques, planejamento das necessidades de materiais, Just In Time e teoria das restrições, Instrumentos de programação e controle de atividades, Manutenção, Controle de Qualidade e Medidas de produtividade.

Tópicos Especiais em Matemática Financeira

Atenção: o discente não deve ter cursado a disciplina Tópicos Especiais de Análise Financeira pois apesar do nome diferente, o conteúdo é o mesmo. Inscrições em desacordo a essa condição serão indeferidas pela coordenação de curso no momento da homologação das inscrições.

Professor: Saulo Jardim de Araújo

Pré-requisitos: CEC00044 – CONTABILIDADE GERAL e CEC00051 – MATEMÁTICA FINANCEIRA

Ementa: Principais demonstrações contábeis; Introdução ao Mercado de Capitais; Avaliação de empresas por Múltiplos; Método de Desconto de Dividendos; Método do Fluxo de Caixa Descontado; O Fluxo de Caixa Livre da Firma; O Fluxo de Caixa Livre para o Acionista; Técnicas de Projeção do Fluxo de Caixa Livre; Custo Médio Ponderado de Capital (WACC); Capital Asset Pricing Model (CAPM); Estudos de casos.

Tópicos Especiais de Pesquisa Operacional I

Professora: Rita de Cassia Souza Paz

Pré-requisitos: Matemática II

Ementa: O processo de tomada de decisão e a Pesquisa Operacional. Modelagem de problemas. Método Simplex. Dualidade. Análise de Sensibilidade. Problemas de Transporte e Designação. Otimização de redes. Análise de Decisão. Cadeias de Markov. Teoria de Filas. Softwares.

Tópicos Especiais em Economia do Trabalho

Professor: Maracajaro Mansor Silveira

Pré-requisitos: sem requisitos

Ementa: O trabalho como posição teleológica: trabalho em Aristóteles, Kant e Hegel (o problema causalidade vs teleologia); consciência (a relação sujeito – objeto); alternativa (o germe da liberdade). O trabalho como modelo da práxis social: O problema teoria – práxis (no trabalho já estão contidos os problemas que se destacam em práticas superiores); dever ser (o comportamento do sujeito; alterações no comportamento devido ao caráter social do novo nível de ser); valor (sobre a objetividade dos valores); valor de uso vs valor de troca (produção de valores de uso no capitalismo; sobre como os seres humanos reproduzem o capitalismo – em sentido amplo). A relação sujeito-objeto no trabalho e suas consequências; alma vs corpo; liberdade.

Tópicos Especiais em Estudos Econômicos

Professor: Luiz Gustavo Antonio de Souza

Pré-requisitos: Organização Industrial

Ementa: O conjunto de conhecimentos e conceitos reunidos na disciplina deverá propiciar ao discente os conhecimentos sobre o meio-ambiente e a sua relação com a economia a partir da análise das distintas fontes de energia existentes (renováveis e não-renováveis), as respectivas problemáticas que seguem da sua utilização e as perspectivas à luz do conceito de inovação. Neste sentido a disciplina faz um resgate dos conceitos microeconômicos essenciais para a compreensão dos mecanismos de funcionamento do mercado, as falhas existentes e a abordagem das externalidades. Ao final da disciplina o profissional terá condições de analisar o debate sobre o uso de distintas fontes de energia.

Disciplinas Ofertadas pelo Departamento de Fundamentos de Ciências da Sociedade

Sistemas de Informação – SFC00101

Disponível apenas via SolicitaUFF durante o período de ajustes (3/4 a 17/04)

Ementa: Dado, informação e conhecimento. Conceituação de TI. Ferramentas de TI. Governança em TI.
Impacto social da Informática. Sistemas de Computação. Organização e métodos de acesso a dados.
Linguagem e programação. Sistemas de apoio à decisão. Sistemas de gerência de bancos de dados.
Projeto de banco de dados.

Download Plano da disciplina

Atenção, essas são apenas algumas disciplinas optativas do curso, que a coordenação foi informada que serão oferecidas. A lista completa das disciplinas optativas pode ser acessa em Download

Você pode acessar o quadro de horários (https://app.uff.br/graduacao/quadrodehorarios/)para já checar quais serão ofertadas. Use o filtro “Com vagas para o Curso” e selecione Economia. Atenção! Essa opção irá exibir todas as disciplinas que tem vagas para o curso (Optativas, Eletivas e Obrigatórias). Se deseja cursar uma disciplina que não está disponível nas listagens acima, consulte a coordenação!

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »
Skip to content