Ciências Econômicas de Campos

Dúvidas frequentes

Caro aluno, para agilizar a solução de problemas abaixo segue as respostas das principais dúvidas

Sou calouro e ainda não tenho acesso ao IdUFF. Como posso criar meu acesso?

Se você já tem sua matrícula em algum curso da UFF, então basta seguir os passos:

  1. Acesse o sistema no endereço https://app.uff.br/portal
  2. Clique no canto inferior direito em “Ativar conta ou recuperar senha”
  3. Insira seu CPF (apenas dígitos numéricos, sem traços ou pontos);
  4. Depois de inserir seu CPF serão feitas perguntas de segurança e, no final, será enviada uma senha gerada automaticamente pelo sistema para o seu e-mail cadastrado.
  5. Utilize essa senha para acessar sua conta pela primeira vez.

Como criar o e-mail UFFmail? 

  1. Acesse https://app.uff.br/portal;
  2. Procure o link “criar UFFmail”;
  3. Aceite os termos de uso;
  4. Escolha um nome de usuário, dentre os oferecidos pelo Gmail (após a criação do e-mail, esta informação não poderá ser alterada) e clique no ícone do final da tela para confirmar.
  5. O acesso é feito pela página do Gmail. Basta inserir o endereço criado, incluindo o “@id.uff.br”. A senha para login será a mesma utilizada no Portal idUFF. Para qualquer esclarecimento, entre em contato com o suporte por meio do e- mail: atendimento@id.uff.br.
Minha carteirinha da UFF consta como entregue e pronta para retirada. Onde retiro?

Na secretaria do curso de Ciências Econômicas de Campos das 9:30 às 13:30 de segunda a sexta-feira. Em alguns casos no sistema consta como disponível para retirada, mas a carteirinha ainda encontra-se em Niterói. O prazo para chegar em Campos dependerá da disponibilidade de transporte.

Qual o prazo para trancar a matrícula?

O trancamento de matrícula está fixado no calendário escolar disponível aqui. Basta procurar por “Trancamento” no calendário. Fique atento às datas, fora do prazo somente para condições especiais.

Onde posso encontrar o formulário para trancar a matrícula?

Você pode conseguir o formulário aqui ou na secretaria do curso.

Posso trancar a matrícula ou disciplinas fora do prazo?

Trancamentos fora do prazo são possíveis apenas sobre condições especiais. O pedido de trancamento nesse caso será analisado pelo colegiado do Curso de Ciências Econômicas, que poderá indeferir ou deferir o pedido.

Como peço as emendas das disciplinas cursadas por mim?

Preencha o Requerimento Escolar e protocole no Departamento de Economia de Campos (não na Coordenação). O prazo para o atendimento do pedido são 7 (sete) dias úteis, podendo estar pronto antes.

É possível acessar as ementas e conteúdo programático pelo IdUFF assinadas eletronicamente?

SIIM! Para alunos e ex-alunos que possuem acesso ao IdUFF, é possível acessar informações mais completas sobre as disciplinas (ementa, conteúdo programático, bibliografias, carga horária, etc) e gerar um relatório pessoal e autenticado eletronicamente. Não é necessário carimbo e nem assinatura. Basta seguir os seguintes passos:

1) Fazer login com CPF e senha em https://inscricao.id.uff.br/.

2) No menu lateral esquerdo, acessar a opção GERAR RELATÓRIO DE CONTEÚDO PROGRAMÁTICO.

3) No campo de busca, digite o código ou nome da disciplina. Dica: é mais rápido digitando o código da disciplina.

4) Selecionar a disciplina clicando no quadrado branco na coluna “Marcar para gerar relatório”.

5) Clique em GERAR RELATÓRIO.

Fiquei doente e gostaria de justificar minhas faltas.

Se você possui um atestado médico lhe dando dispensa por até 9 dias (incluindo), você pode entregar diretamente ao professor da disciplina quando retornar do afastamento. Se você ficou doente e tem um atestado para um período superior a 9 dias (ou seja, 10 dias e acima), você deve dar entrada no protocolo do ESR, que encaminhará a documentação para o médico da UFF e para a coordenação do seu curso. Importante: você tem um prazo de 5 (cinco) dias para entregar esse atestado a partir do início do afastamento, ou seja, você não poderá ficar afastado por 20 dias, por exemplo e depois dar entrada com o pedido. Você deverá fazer no início do afastamento. A recomendação é procurar o mais rápido possível o protocolo para dar entrada no processo com a documentação médica comprobatória

Estou doente e não tenho condições de frequentar o curso, o que faço?

Se você está com alguma afecção, infecção e outros que sejam incompatíveis com a freqüência escolar você pode solicitar o regime excepcional de aprendizagem. Nesse regime de aprendizagem você poderá estudar em casa, além de realizar avaliações que serão acordadas com cada professor de cada disciplina. Para solicitar você deve protocolar seu pedido no protocolo do ESR.  Importante: você tem um prazo de 5 (cinco) dias para entregar esse atestado a partir da data que consta como início do afastamento dado pelo médico no seu atestado ou laudo, ou seja, você não poderá ficar afastado por 20 dias, por exemplo, e depois dar entrada com o pedido. Você deverá fazer no início do afastamento. A recomendação é procurar o mais rápido possível o protocolo para dar entrada no processo com a documentação médica comprobatória.  

Como posso pedir o regime excepcional de aprendizagem?

Gestantes, a partir do 9º  mês de gestação  ou a partir da data do parto podem solicitar o regime excepcional de aprendizagem. Portadores de afecções, infecções e outros que sejam incompatíveis com a freqüência escolar também podem solicitar o regime excepcional. Para solicitar procure a secretaria do curso.

Como posso mudar para outro campus da UFF para cursar o mesmo curso?

A mudança de localidade é o ingresso em outro curso de graduação com a mesma denominação, porém ministrado em outra localidade. Nesse caso você deverá ser aprovado em processo seletivo sem a aplicação de provas.

“Art. 39 – A Mudança de Curso e de Localidade é um procedimento facultado ao discente e far-se-á através de processo seletivo, levando-se em conta as seguintes definições:
……………
b) Mudança de Localidade é o ato que permite ao discente de determinado curso de graduação da UFF ingressar em outro curso de graduação com a mesma denominação, porém ministrado em outra localidade, através de processo seletivo sem aplicação de prova.
 
§ 5º – A  realização do processo seletivo para essa modalidade será regulamentada por edital específico e obedecerá ao disposto no título I, Capítulo VII deste Regulamento.”
 
Em situações excepcionais, autorizadas pela Direção do DAE, são protocolados os pedidos no Protocolo Geral da UFF situado no Prédio da Reitoria mediante apresentação de formulário específico para tal fim e apresentação de documentos comprobatórios pelo aluno.
 
Para estes casos os processos são encaminhados para a Divisão de Perícias Médicas (motivo de saúde) ou para a PROAES (dificuldades financeiras) e, posteriormente para as Coordenações dos Cursos de destino para parecer.
 
Ressaltamos que este procedimento, quando autorizado, é indicado para alunos que participaram do processo seletivo TRM e que não atenderam ao edital ou que não obtiveram aprovação.
 
Vou fazer intercâmbio internacional. Posso continuar recebendo auxílio alimentação e moradia da UFF?

Dependerá das condições do edital. É necessário ler com atenção as condições de cada Edital. Quando você chegar na universidade de destino é necessário enviar para a SRI o “Certificado de Chegada” e a situação no idUFF será alterada para  “afastamento por mobilidade” e assim será possível continuar recebendo. Se entre o período de matrícula no início do semestre da UFF e o envio do certificado o aluno não estiver inscrito em nenhuma disciplina o aluno entrará em “trancamento automático” e terá suas bolsas suspensas. O aluno somente poderá receber bolsa enquanto estiver fazendo intercambio se o edital da sua bolsa permitir

Passei em concurso público (mestrado) e preciso antecipar a colação para poder assumir. Fui contratado mas preciso colar grau antes. É possível? Como faço?

É possível. Você deverá procurar a coordenação do seu curso. Serão necessários os documentos: (i) Histórico escolar do aluno conferido pela coordenação; (ii) Histórico escolar com todas as notas lançadas das disciplinas cursadas no último semestre de estudos do aluno em curso; (iii) Formulário de atualização de dados cadastrais, disponível aqui, para o registro do diploma devidamente preenchido e assinado pelo aluno e cópia atualizada da identidade civil; (iv) Cópia do documento de identidade civil, outras carteiras não são aceitas); (v) Solicitação formal da empresa ou concurso público informando a data da contratação do aluno em destaque. Observação: Todos esses documentos deverão ser encaminhados à Prograd por meio de processo pela Coordenação do Curso.

Meu diploma de graduação está pronto mas não tenho como ir buscar pessoalmente. Como posso proceder?

Nesse caso você deve nomear um procurador para retirar o seu diploma. Você deve fazer uma procuração autorizando uma outra pessoa de sua confiança a retirar seu diploma na coordenação do curso. A pessoa autorizada (inclusive pai e mãe) deverá comparecer com original e cópia da sua Cédula de Identidade, original do Instrumento Particular (não é necessário autenticar a procuração) e cópia da Cédula de Identidade do Interessado. Não é necessário que essas cópias sejam autenticadas. Envie uma cópia da procuração para o e-mail da coordenação também: gce.esr@id.uff.br. As cópias das Cédulas de Identidade e a via original do Instrumento Particular serão juntadas ao controle interno de retirada de documentos, ficando retidos na Coordenação de Curso. Para que seu diploma possa ser retirado, você também deve ter entregue a versão final da monografia e não ter pendências com a biblioteca da UFF-Campos. As monografias enviadas para a coordenação e organizadas por ano podem ser acessadas na pasta virtual aqui

Preciso fazer a inscrição presencial nas disciplinas mas não tenho como ir pessoalmente. Como posso proceder?

Nesse caso você deve nomear um procurador para fazer a sua inscrição. Você deve fazer uma procuração autorizando uma outra pessoa, de sua confiança, a fazer a inscrição nas disciplinas. Você pode fazer a procuração de próprio punho ou digitar e imprimir. Você pode obter vários modelos na Web. Indique também, na procuração, quais são as disciplinas que você deseja ser inscrito. A pessoa autorizada (inclusive pai e mãe) deverá comparecer com original e cópia da sua Cédula de Identidade, original da procuração (não é necessário reconhecer firma em cartório) e cópia da Cédula de Identidade do interessado. Não é necessário que essas cópias sejam autenticadas. Envie uma cópia da procuração para o e-mail da coordenação também: gce.esr@id.uff.br. As cópias das Cédulas de Identidade e a via original da procuração serão juntadas ao controle interno, ficando retidos na Coordenação de Curso.

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