Ciências Econômicas de Campos

Orientações para o semestre 2022/2

Atualizado em 14 de agosto de 2022 às 19:45

Aluno regular, seja bem-vindo ao novo semestre letivo 2022.2.

Aluno ingressante, seja bem-vindo ao curso de Ciências Econômicas de Campos do ESR/UFF! A coordenação do curso se esforça para atender a todos os alunos da melhor forma possível.

Em caso de dificuldades, entre em contato com a coordenação do curso via e-mail gce.esr@id.uff.br ou com a secretaria do curso (Margarete) via e-mail sa.gce.esr@id.uff.br. Não esqueça de informar seu nome e CPF ou matrícula.

Atenção: A UFF exigirá comprovante de vacinação nas atividades presenciais em suas dependências, conforme Portaria 68.310. Esse comprovante deve ser anexado no Portal da UFF. Veja abaixo o passo a passo.

1. Acessar o Portal (https://app.uff.br/portal) com a senha do IdUFF;
2. Clicar em Comprovante de Vacinação;
3. Ler e aceitar os termos (clicar na caixa de seleção);
4. Clicar em Navegar para escolher um arquivo;
5. Clicar em Anexar.

Para outras informações, consulte: https://bit.ly/347I9Co

Período letivo 2022.2: 22/08/2022 a 22/12/2022

Algumas datas importantes

Período de inscrição online por alunos regulares (IDUFF): 09/08 a 12/08/2022.

Período de inscrição para alunos ingressantes (calouros): 16/08/2022 a 18/08/2022.

Data limite para as solicitações de cancelamento de disciplinas e de trancamento de matrícula por estudantes – excepcional: 21/10/2022 (calouros não podem trancar o primeiro semestre!)

Acesse o calendário escolar completo em http://www.uff.br/?q=calendarios

No semestre 2022.2 as disciplinas serão ofertadas e cursadas de forma PRESENCIAL

Atenção: No caso das disciplinas com carga horária presencial, NÃO é obrigatório que o professor disponibilize o conteúdo da aula presencial em meios assíncronos.

Acesse o quadro de horários disponível em https://app.uff.br/graduacao/quadrodehorarios/.

ATENÇÃO! Não é possível realizar a inscrição em disciplinas com conflito de horário!



Inscrição

Inscrição on-line de alunos regulares (“veteranos”) via https://app.uff.br/iduff/ de 9 a 12 de agosto de 2022. Se você estiver em dúvida, veja o passo a passo no vídeo produzido pela Superintendência de Tecnologia da Informação da UFF aqui.

Inscrição ingressante (“calouro”/SISU), TRM, Rematrícula, Reingresso sem Concurso Público, Disciplina Isolada, Transferência (interinstitucional e obrigatória) via https://app.uff.br/graduacao/solicita/ de 16 a 18 de agosto de 2022. Acesse as instruções passo a passo aqui

Acesse à grade curricular do curso e faça a inscrição preferencialmente nas disciplinas do seu período! Não cursar as disciplinas do seu respectivo período pode levar a conflitos de horário nos próximos semestres e atrasar a sua formatura!

Atenção: as turmas das disciplinas Economia Política e Pensamento Econômico I ofertadas para outros cursos não são equivalentes àquelas do curso de Ciências Econômicas e não podem ser cursadas como equivalentes às obrigatórias do curso.

Disciplinas optativas para o semestre 2022.1 (sujeito a ajustes), acesse aqui

Turmas de Monografia I e II por professor

ProfessorCEC 00041 - Monografia ICEC 00046 - Monografia IIContato
Alan Figueiredo de ArêdesC1C1alanaredes@id.uff.br
Breno Augusto da Silva e SilvaC2C2brenosilva@id.uff.br
Daniela Franco CerqueiraC3C3daniela_franco@id.uff.br
Felipe Santos TostesC4C4felipesantostostes@id.uff.br
José Eduardo Manhães da SilvaC5C5jmanhaes@id.uff.br
Luiz Gustavo Antonio de SouzaC6C6lgasouza@id.uff.br
Maracajaro Mansor SilveiraC7C7maracajaromansor@id.uff.br
Marcos Tostes LamonicaC8C8marcoslamonica@id.uff.br
Marcus Vinicius da Silva SalesC9C9marcus_sales@id.uff.br
Monique dos Santos BarretoE3 -moniquebarreto@id.uff.br
Patrícia de Melo Abrita BastosD1D1patriciaabrita@id.uff.br
Rita de Cassia Souza PazD2D2ritapaz@id.uff.br
Roberto Cesar Rosendo Saraiva da SilvaD3D3robertorosendo@id.uff.br
Rodrigo Delpupo MonfardiniD4D4rodrigomonfardini@id.uff.br
Roni Barbosa MoreiraD5D5ronibarbosamoreira@id.uff.br
Samuel Alex Coelho CamposD6D6samuelcampos@id.uff.br
Saulo Jardim de AraújoE4E4saulojardim@id.uff.br
Simone Manhães Arêas MéridaD7D7smareas@id.uff.br
Tatiana AcarD8D8tatiana_acar@id.uff.br
Vanessa Lopes TeixeiraD9D9vanessalopesteixeira@id.uff.br
Vanuza da Silva PereiraE1E1vanuzasilva@id.uff.br
Vladimir Faria dos SantosE2E2vladimirsantos@id.uff.br

Se você se inscrever em Monografia I ou II você deve também enviar e-mail para a coordenação com o “Formulário de aceite de orientação” disponível aqui.

Pedidos de inscrição em disciplinas de outros departamentos e que não estão disponíveis a você no momento da inscrição on-line devem ser feitos diretamente à coordenação via https://app.uff.br/graduacao/solicita/. Você pode acessar o vídeo produzido pelo curso de Administração da UFF com o passo a passo aqui. Fique atento que essa disciplina será contabilizada como eletiva na sua carga horária. Para ser contabilizada como optativa você deve requerer ao colegiado de curso que a mesma seja contabilizada como optativa, podendo seu pedido ser aprovado ou não.



Pedidos de ajuste de pendências da inscrição on line pelos alunos regulares devem ser feitos de 22/08 a 05/09/2022 via https://app.uff.br/graduacao/solicita/

Pedidos de alteração dos planos de estudos pelos alunos regulares devem ser feitos de 22/08 a 05/09/2022 via https://app.uff.br/graduacao/solicita/

Os pedidos de cancelamento de disciplinas no período de ajuste deverão ser feitos exclusivamente via https://app.uff.br/graduacao/solicita/. Pedidos de inscrição em disciplinas no período de ajuste poderão ser deferidos a critério da coordenação e disponibilidade de vagas. O período de ajuste não contempla o direito de inscrição em disciplinas aos alunos.

Fique atento! Você poderá requerer a inscrição apenas nas disciplinas em que você atende a todos os pré-requisitos! Acesse http://economiacampos.sites.uff.br/grade/ e cheque os requisitos das disciplinas

Data limite para as solicitações de cancelamento de disciplinas e de trancamento de matrícula por estudantes – excepcional: 21/10/2022



Atenção aluno! Atitudes importantes!

Mantenha os seus dados no IdUFF atualizados. Nesse momento de atendimento apenas à distância, a coordenação pode precisar entrar em contato e utilizará os dados disponíveis IdUFF.

Sempre acesse o IdUFF (pelo menos um vez por semana). Recomenda-se acessar com maior frequência no período de inscrição e ajuste. Você deve checar se você foi inscrito em todas as disciplinas requeridas ou se ficou em excedente. Lembre-se: você será inscrito automaticamente na disciplina que ficou em excedente havendo vagas (vagas podem ser criadas pelo departamento ou geradas pelos pedidos de cancelamento de inscrição). Se você não deseja mais cursar a disciplina que ficou em excedente, peça o cancelamento da inscrição na mesma via Solicita UFF.

Acesse o mural de avisos no IdUFF pelo menos uma vez por semana. Essa é a forma oficial de contato da coordenação com todos os alunos do curso. Avisos importantes serão feitos por essa ferramenta. A coordenação a seu critério poderá realizar postagens na página da coordenação no Facebook (https://facebook.com/economiacampos), Instagram (https://www.instagram.com/economia.campos/) no site (economiacampos.sites.uff.br) e via e-mails. Destaca-se que nem todos os alunos podem receber o aviso por e-mail: podem haver erros no envio e entrega das mensagens (como ser considerado Spam, e-mails desatualizados, etc.).



Pedidos para a coordenação

Atenção! Se você tiver alguma dúvida sobre a sua situação acadêmica que envolva consulta ao sistema (reprovações, confirmar dados, etc.), favor informar junto ao pedido nome completo e CPF ou número de matrícula!

Pedidos de inscrição, cancelamento e mudança de turma devem ser feitos exclusivamente via https://app.uff.br/graduacao/solicita/. Não serão aceitos pedidos via e-mail.



Abertura de processos via Sei! realizado pelos aluno

Para pedidos de cancelamento de matrícula, reingresso/revinculação e rematrícula o próprio interessado (aluno) deve fazer o pedido via Sei. Material de apoio disponível em: http://www.uff.br/?q=material-de-apoio-sei. Nos links abaixo estão disponíveis o passo a passo para a abertura de cada processo.

Cancelamento de matrícula: http://www.uff.br/?q=processo/cancelamento-de-matricula

Reingresso sem concurso/revinculação: http://www.uff.br/?q=processo/reingresso-sem-concursorevinculacao

Rematrícula: http://www.uff.br/?q=processo/rematricula

Pedidos de dispensa de disciplinas : http://www.uff.br/?q=processo/dispensa-de-disciplinas. Eles devem ser feitos pelos alunos diretamente via Peticionamento Eletrônico do SEI, que pode ser acessado aqui. Os estudantes com matrícula ativa, CPF e e-mail válidos no Sistema Acadêmico – IdUFF estarão automaticamente cadastrados como usuários externos no SEI, sendo necessário, apenas, que os interessados efetuem a recuperação da senha pelo link: https://sei.uff.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_logar&id_orgao_acesso_externo=0. O mesmo vale para servidores que também são estudantes ativos da UFF.

Anexe todos os documentos indicados no passo a passo disponível em http://www.uff.br/?q=processo/dispensa-de-disciplinas

Não esqueça de anexar as ementas e o conteúdo programático (ou programa) das disciplinas que você cursou e seu histórico escolar (contendo todas as assinaturas e autenticações necessárias) constando sua aprovação, além do requerimento no processo SEI.



Informações Gerais quanto à Resolução 637-2022 (pontos selecionados)

Estudantes em licença maternidade, saúde ou pertencentes aos grupos de risco para Covid-19 necessitam de um planejamento específico para permitir a realização das avaliações/atividades de aprendizagem sem prejuízo à continuidade dos estudos, de acordo com a regulamentação vigente.

Estudantes em licença maternidade ou licença por motivo de saúde poderão solicitar o regime excepcional de aprendizagem, de acordo com os procedimentos estabelecidos pela PROGRAD.

Estudantes pertencentes aos grupos de risco para Covid-19, de acordo com os diretrizes do Ministério da Saúde, poderão solicitar procedimento análogo ao regime excepcional de aprendizagem, de acordo com os trâmites estabelecidos pela PROGRAD.

Estudantes com deficiência e/ou transtornos globais do desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação podem demandar a aplicação de provas em formatos acessíveis para atendimento às necessidades específicas e dilação de tempo, tanto nas avaliações quanto nas atividades acadêmicas, o que deverá ser avaliado em âmbito local.

Durante o período de referência e vigência da Resolução 637/2022 não ocorrerão cancelamentos de matrícula por insuficiência de aproveitamento, por número de reprovações em uma disciplina, por abandono e por perda de prazo para integralização curricular, previstos pelo Regulamento dos Cursos de Graduação vigente – Resolução CEPEx 001/2015; o cômputo dos semestres letivos objetos desta Resolução para fins de penalidades relacionadas ao prazo para integralização curricular;

SERÁ computada a frequência nas atividades das disciplinas no semestre 2022/2 para fins de concessão de nota em avaliação!

As notas obtidas nas disciplinas com reprovação/insuficiência de aproveitamento não serão utilizadas no cálculo do Coeficiente de Rendimento (C.R.).

Somente constarão do histórico escolar oficial do discente os componentes curriculares em que ele for aprovado ou obtiver suficiência de aproveitamento nos períodos letivos. O histórico escolar oficial é aquele requerido pelo estudante para apresentar em outras instituições, por exemplo. A reprovação ainda constará no histórico escolar geral (utilizado pela UFF para fins de acompanhamento do desempenho geral dos alunos no período).

Acesse a íntegra da resolução:

Download Resolução 637/2022 que dispõe sobre os critérios para a oferta de componentes curriculares dos cursos de graduação presencial da Universidade Federal Fluminense durante o ano letivo de 2022.



Acesso o calendário escolar completo aqui



Dúvidas frequentes

Onde serão realizadas as aulas?

As aulas ocorrerão de forma exclusivamente PRESENCIAL! Na Plataforma Google Classroom (sala de aula) você poderá acessar o material postado pelo professor,.  É necessário ter o e-mail (UFFmail com extensão @id.uff.br) para acessar a plataforma onde serão ministradas as aulas.

Como criar o e-mail UFFmail?  

  1. Acesse https://app.uff.br/portal;
  2. Procure o link “criar UFFmail”;
  3. Aceite os termos de uso;
  4. Escolha um nome de usuário, dentre os oferecidos pelo Gmail (após a criação do e-mail, esta informação não poderá ser alterada) e clique no ícone do final da tela para confirmar.
  5. O acesso é feito pela página do Gmail. Basta inserir o endereço criado, incluindo o “@id.uff.br”. A senha para login será a mesma utilizada no Portal idUFF. Para qualquer esclarecimento, entre em contato com o suporte por meio do e- mail: atendimento@id.uff.br.

Preciso estar presente nas aulas para ganhar presença?

SIM! No semestre 2022/2 há reprovação por faltas!

Já estou inscrito nas disciplinas mas as disciplinas não aparecem no Google Classroom, o que fazer? 

O acesso à sala virtual é muito importante! Primeiramente, você deve verificar se a disciplina já consta no seu plano de estudos o IdUFF. Isso indica que você está efetivamente inscrito.

Confira se você está acessando https://classroom.google.com/ com o seu e-mail institucional @id.uff.br. Não é possível acessar as pastas das disciplinas utilizando outro e-mail!

Outro motivo pode ser que o professor ainda não criou a turma no Google Classroom ou o sistema ainda não sincronizou os alunos inscritos com a plataforma do Google Classroom.

Se você estiver inscrito entre em contato com o docente responsável pela disciplina e solicite ao(a) professor(a) que lhe envie um convite. Para isso, basta enviar um e-mail para o(a) docente com o seu UFFmail pedindo para ser incluído na sala. Peça para ser incluído apenas nas salas das disciplinas que você irá cursar neste semestre letivo de 2022.2. e está devidamente inscrito/matriculado. 

Se não consta a disciplina no seu plano de estudos no IdUFF, cheque se sua inscrição na disciplina foi efetivada ou você está como excedente. Se você fez o pedido de inscrição no período de ajustes via SolicitaUFF, acesse esse sistema e veja se sua requisição foi analisada, podendo ser deferida ou indeferida. As situações comuns para indeferimento são conflito de horários, você não atende aos pré-requisitos da disciplina ou não há vagas na disciplina.

Fiz um pedido de inscrição em uma disciplina no período de ajustes e meu pedido não foi atendido, o que ocorreu?

As situações comuns para indeferimento são conflito de horário, não atendimento aos pré-requisitos da disciplina ou ausência de vagas na disciplina. A coordenação não poderá atender aos pedidos nesses casos. Para mais informações entre em contato com a coordenação.

Fiz um pedido de inscrição em uma disciplina no período de ajustes e meu pedido ainda não não foi avaliado, o que ocorreu?

A coordenação tem até dia 21/09/2022 para processar os pedidos, segundo calendário administrativo. Se esse prazo já passou, por favor entre em contato com a coordenação.

Gostaria de cursar uma disciplina de um outro curso mas não está disponível para mim na inscrição on-line. É possível ?

É possível sim. Pedidos de inscrição em disciplinas de outros departamentos e que não estão disponíveis a você no momento da inscrição on-line devem ser feitos diretamente à coordenação via https://app.uff.br/graduacao/solicita/. Você pode acessar o vídeo produzido pelo curso de Administração da UFF com o passo a passo aqui.  A coordenação de posse desse pedido irá requerer uma vaga na disciplina pretendida junto à coordenação responsável pela disciplina. Atenção, favor verificar se a disciplina possui pré-requisito e se você o atende. Você pode consultar os pré-requisitos de todas as disciplinas da UFF por curso em https://app.uff.br/iduff/consultaMatrizCurricular.uff Se a vaga for disponibilizada, a coordenação de economia fará a sua inscrição (desde que não haja conflitos de horário e o limite de carga horário seja atendido). Como esse pedido envolve outra coordenação/departamento, pode levar um tempo maior para que ocorra a efetiva inscrição na disciplina. 
Fique atento que essa disciplina será contabilizada como eletiva na sua carga horária. Para ser contabilizada como optativa você deve requerer ao colegiado de curso que a mesma seja contabilizada como optativa, podendo seu pedido ser aprovado ou não. É recomendável que seja feito o pedido ao colegiado antes de cursar a mesma, pois caso seja negado será possível se inscrever em outra disciplina.

Gostaria de cursar uma disciplina mas seu horário conflita com outra disciplina que já estou inscrito, o que fazer?

Cursar quaisquer disciplinas que possuam o mesmo horário não é permitido pelo regulamento de graduação e nem é possível fazer a inscrição no sistema.

Assim, é recomendável buscar outra combinação de disciplinas. Conflitos ocorrem em tudo na vida e devemos escolher entre as opções.

Tive problemas na inscrição on-line e não conseguir realizar a inscrição. É possível fazer a inscrição nas disciplinas do semestre 2022.2?

Sim!
Primeiramente, a coordenação recomenda que não sejam feitos os pedidos de inscrição nos últimos minutos do prazo já que o sistema pode sobrecarregar. Problemas técnicos devem ser dirigidos para o STI via e-mail atendimento@id.uff.br ou sistema atendimento on-line https://app.uff.br/atendimento/
Durante o período remoto foi criada a plataforma SolicitaUFF para requerimentos de inscrição e cancelamentos: https://app.uff.br/graduacao/solicita/
Não são aceitos pedidos via e-mail devido ao elevado número de pedidos. A plataforma também permite acompanhar se o pedido foi aceito ou não.
Favor fazer seu pedido  de inscrição via https://app.uff.br/graduacao/solicita/ entre 22/08/2022 a 05/09/2022 (que é o período de ajuste das pendências da inscrição on-line). Favor não deixar para o final do prazo.
Você pode acessar o vídeo produzido pelo curso de Administração da UFF com o passo a passo em https://www.youtube.com/watch?v=RCUj9BURXwM
A coordenação de posse desse pedido fará a sua inscrição, desde que não haja conflitos de horário, o limite de carga horário (inscrição em até 420 horas) seja atendido e haja vagas disponíveis.
Caso vá pedir a inscrição em monografia, favor checar nessa página a turma de monografia do seu professor. Você deve também enviar e-mail para a coordenação com o “Formulário de aceite de orientação” disponível em http://economiacampos.sites.uff.br/formularios/ o quanto antes!. 

Coordenação do curso de Ciências Econômicas de Campos

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »
Skip to content