Ementas – Disciplinas Optativas 2022/2

CEC00109 AGRICULTURA FAMILIAR E NOVAS RURALIDADES
Profa. Vanessa

CEC00126 ANÁLISE DE EFICIÊNCIA: MODELO DE ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA)
Prof. Vladimir
Ementa: Introdução à avaliação de eficiência. Conceitos de produtividade, eficácia e eficiência. Introdução à análise envoltória de dados. Modelos básicos em DEA: modelos CCR e BCC. orientações intput e output. Interpretação de resultados. Uso de softwares em DEA. Estudos de casos em DEA.

CEC00059 ECONOMIA FLUMINENSE
Prof. Roberto Rosendo
Ementa: Discussão sobre a organização do espaço regional brasileiro; a polarização espacial derivada do processo de industrialização, a concentração industrial em São Paulo e a estagnação da economia fluminense; as políticas públicas de superação dos desequilíbrios regionais e a incorporação da fronteira econômica; o aprofundamento da crise da economia fluminense com a crise pós-anos 70 e 80; a emergência de novos fatores locacionais coma crise pós-anos 70 e as novas perspectivas da economia fluminense a partir dos anos 1990.

CEC00119 ECONOMIA SOLIDÁRIA
Profa. Vanuza
Ementa: Os princípios e conteúdos da economia solidária. A economia solidária e o sistema capitalista. Articulações e interdisciplinaridade na economia solidária. Práticas e caminhos da economia solidária: comércio justo, tecnologia social, autogestäo, educação popular, cooperativismo, movimentos e redes sociais, crédito e moedas sociais e políticas públicas.

CEC00075 MERCADO DE CAPITAIS I
Prof. Alan
Ementa: 1-Sistema financeiro e mercados financeiros. 2-Mercado de capitais. 3-Abertura de capital e emissão de ações. 4-Bolsas de valores. 5-Negociação com ações. 6-Derivativos. 7-Retorno e risco de ações e de carteiras de investimento. 8-Precificação de ações. 9- Análise técnica de ações. 10-Introdução a análise fundamentalista de ações.

CEC00136 MERCADO DE CAPITAIS II
Profa. Tatiana
Ementa: 1. Fundos de investimentos; 2- Value at risk e os principais riscos do investidor: risco de crédito, mercado e liquidez; 3- Instrumentos de renda fixa: títulos públicos; 4- Instrumentos de renda fixa: certificados de depósito bancário (CDB); 5- Instrumentos de renda fixa: debentures e debentures incentivadas; 6- Instrumentos de renda fixa: poupança e operações compromissadas; 7- Instrumentos de renda variável: ações; 8- Instrumentos de renda variável: opções e termo; 9- Securitização de recebíveis e Fidc; 10. Instrumentos de renda variável: títulos de crédito imobiliário e do agronegócio (LCI e LCA); 11- Análises financeiras  fundamentalista): setorial, de balanços e valuation; 12- Operações de crédito, fintechs e crowdfunding.

CEC00048 TÓPICOS ESPECIAIS EM ANÁLISE FINANCEIRA
Prof. José Eduardo
Ementa: 1 – Fundamentos de Finanças; 2 – A Empresa; 3 – Cálculo Financeiro; 4 – Cálculo Financeiro em Contexto Inflacionário; 5 – Produtos Financeiros; 6 – Avaliação de Renda Fixa; 7 – Avaliação de Renda Variável; 8 – Entendendo as Demonstrações Contábeis Brasileiras; 9 – Como Analisar as Demonstrações Financeiras; 10 – Análise das Demonstrações Financeiras – Aplicações Práticas; 11 – Alavancagem Operacional; 12 – Alavancagem Financeira; 13 – Medidas de criação de Valor; 14 – Decisões de Investimentos; 15 – Avaliação Econômica de Investimentos; 16 – Estatísticas de Risco; 17 – Decisões de Investimentos em Condições de Risco; 19 – Custo de Capital e Criação de Valor; 20 – Estrutura de Capital; 21 – Fontes de Financiamento de Longo Prazo no Brasil; 22 – Decisões de Dividendos; 23 – Prática de Dividendos no Brasil; 24 – Capital de Giro e Equilíbrio Financeiro; 25 – Administração de Caixa; 26 – Administração de Contas a Receber; 27 – Administração de Estoques.

CEC00101 TÓPICOS ESPECIAIS EM PENSAMENTO ECONÔMICO IV
Prof. Maracajaro
Ementa: Nações indígenas e produção/reprodução da vida; origem indígena do sudeste brasileiro; atualidade indígena do sudeste brasileiro; língua e pensamento indígena e indigenista; literatura indígena (acadêmica e não acadêmica); troca de mercadorias como relação social historicamente específica e sua interação com outras relações sociais.
Programa: O programa específico dessa disciplina será construído em conjunto com os estudantes da disciplina, buscando sempre o protagonismo destes na escolha dos textos e dos métodos de aprendizagem/ensino. Pretende-se que esses métodos tenham caráter extensionista sempre que possível.

CEC00121 TÓPICOS ESPECIAIS EM PESQUISA OPERACIONAL I
Profa. Rita
Ementa: 1.  O  processo  de  tomada  de  decis˜ao  e  a  Pesquisa  Operacional.   2.   Modelagem  de  problemas.   3.   M´etodo Simplex.  4.  Dualidade.  5.  An´alise de Sensibilidade.  6.  Problemas de Transporte e Designa¸c˜ao.  7.  Otimiza¸c˜ao de redes.  8.  An´alise de Decis˜ao.  9.  Cadeias de Markov.  10.  Teoria de Filas.  11.  Softwares