Vem ai o ENADE 2022!

Atenção! Essa é apenas uma primeira comunicação. Os alunos que deverão fazer a prova serão informados entre 6 de julho e 8 de agosto de 2022

O que é o ENADE?

O Enade é componente curricular obrigatório e é condição necessária para a conclusão do curso de graduação (quando o aluno é convocado para o exame).

Os resultados do Enade serão utilizados para fins de cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.
Seja consciente no momento da prova! Uma nota ruim pode reduzir a nota do curso e até levar ao fechamento do mesmo!

Quem deverá participar do ENADE 2022 no curso de Economia?

Os alunos concluintes e ingressantes
Os concluintes deverão fazer a prova e responder ao questionário do estudante.

São considerados concluintes os discentes que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária do currículo do curso e que não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2022 (31/08/2022); ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2023.

Os ingressantes devem responder apenas o questionário do estudante. Estão dispensados da prova. São considerados ingressantes aqueles que tenham iniciado o curso no ano de 2022, estejam devidamente matriculados e tenham de 0 a 25% da carga horária mínima do currículo
do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2022 (31/08/2022);

Atenção! Mesmo que você esteja trancado, mas se estiver enquadrado acima, como ingressante ou concluinte, você deverá ser realizar o Enade 2022!

O estudante de cursos avaliados pelo Enade 2022 que colar grau até o último dia do período de retificação de inscrições (31/08/2022) estará dispensado de realizar o Enade 2022.

Como serão as provas?

As provas do Enade 2022 terão com duração total de 4 (quatro) horas e serão compostas por uma parte de Formação Geral, comum aos cursos de todas as áreas, e uma de Componente Específico, próprio de cada área de avaliação.

Programe-se! A aplicação das provas do Enade 2022 ocorrerá dia 27 de novembro de 2022 entre 12:00 e 17:30

A parte de Formação Geral terá 10 (dez) questões, sendo 2 (duas) discursivas e 8 (oito) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos.
A parte de Formação Geral tem a concepção dos seus itens balizada pelos princípios dos Direitos Humanos.

As questões discursivas da parte de Formação Geral avaliam aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto.

A parte de Componente Específico de cada área de avaliação terá 30 (trinta) questões, sendo 3 (três) discursivas e 27 (vinte e sete) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos.